Sim. Basicamente um QRCode é um código de barras bi-dimensional e por ter essa característica pode armazenas muito mais dados do que um código de barras tradicional.
Existe um tipo de cartão virtual que pode ser transmitido como arquivo entre aparelhos, e-mails etc. Essa tecnologia já existe tem um bom tempo, porém, já está em sua versão 4.
É possível colocar o conteúdo de um vCard em um QRCode e transferí-lo de um dispositivo à outro através da sua leitura. Também é possível gerar um vCard através dos dados armazenados de um contato em um servidor e fazer o seu download no celular. Desta forma em vez de armazenar o conteúdo do cartão, armazena-se o link único para esse cartão em algum lugar na nuvem. Essa segunda forma é mais utilizada, porque permite saber o momento de sua leitura e coletar dados de comportamento sobre isso, transformando a experiência mais completa ao usuário. Outra vantagem, é que você não perde o QRCode se atualizar as informações contidas no cartão, o que faz muito sentido se você for imprimir esse QRCode e divultar na papelaria da sua marca como, folders, impressos, timbrados, adesivos e todo tipo de material promocional.
Aproveite que já sabe como funciona agora e baixe o app. É grátis!